
O Direito à educação faz parte dos chamados direitos sociais, inspirados no valor da igualdade entre as pessoas. No artigo 205 da Constituição Federal de 1988, lê-se que "A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho".
A atuação do professor é o elemento imprescindível para que o direito supracitado seja plenamente exercido. Entretanto, esse profissional é, na maioria das vezes, mal remunerado e pouco valorizado socialmente. O que vemos é o professor precisar fazer greves e manifestações para conseguir o mínimo necessário para exercer sua função com dignidade.
Neste dia, muito se fala sobre a importância do professor, apesar de totalmente merecidas, precisamos ir além das homenagens e palavras bonitas. Faz-se necessária a efetivação de políticas públicas relacionadas à formação, à remuneração e a condições da carreira docente, porque investir na educação é o primeiro passo para que se tenha uma sociedade mais justa e igualitária.
Professores, parabéns por apesar das dificuldades, não desistirem! Parabéns por se manterem firmes na luta!


0 Comentários:
Postar um comentário
Todos Os comentários postados aqui, são de inteira responsabilidade de seus autores, e o Blog do Fábio Virgulino não se responsabiliza pelos comentários aqui postados.