Inicio »
Educação
» Decisão sobre adesão total da UFPE ao Enem não sai nesta terça

O reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Anísio Brasileiro, garantiu, na manhã desta terça-feira (1º), que a decisão se a UFPE vai ou não aderir de forma integral ao Enem não sairá hoje. Existia a expectativa que o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão já votasse nesta terça se a institutição iria aderir integralmente ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC). Caso isso venha a ocorrer, vestibular deixa de existir, passando a valer apenas o Enem. No Nordeste, a UFPE é a única federal que não participa totalmente do sistema. No Brasil, segundo o MEC, 54 das 64 federais existentes no País já estão no Sisu, com todas ou parte de suas vagas. Uma data para a votação deve ser marcada ainda nesta terça. Apenas 37 dos 64 membros do conselho participam da reunião.
Durante a reunião, o professor Custódio Almeida, pró-reitor da Universidade Federal do Ceará e membro do Sisu no MEC, revelou alguns dados do programa no Brasil. Segundo contou, no Nordeste 88,62% dos alunos selecionados pelo Sisu estudam na universidade que fica no mesmo Estado onde residem. Ele também informou que, dos alunos aprovados no Nordeste, 89,27% são da região de origem.
Em Pernambuco, as Federais Rural (UFRPE) e do Vale do São Francisco (Univasf) já aboliram seus vestibulares e colocam todas as vagas no Sisu. Aluno da Escola de Referência em Ensino Médio Porto Digital, Reyel Valença, 18 anos, é a favor do Sisu. “É melhor porque a gente só faz provas uma vez, o Enem. Não se preocupa com a segunda fase”, diz o fera de design. Para João Pedro Coelho, 17, na segunda tentativa de ingressar em engenharia, é melhor manter o vestibular. “As vagas da UFPE serão disputadas por candidatos de todo o Brasil”, comenta João.
0 Comentários:
Postar um comentário
Todos Os comentários postados aqui, são de inteira responsabilidade de seus autores, e o Blog do Fábio Virgulino não se responsabiliza pelos comentários aqui postados.