Depois de reunir quase duas mil pessoas – entre prefeitos, deputados, secretários e vereadores – no Centro de Convenções para participar do Congresso Pernambucano de Municípios, o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco, o prefeito de Afogados da Ingazeira José Patriota (PSB), afastou a hipótese de palanque eleitoral para os socialistas Eduardo Campos e Paulo Câmara, que vão disputar, respectivamente, a Presidência da República e o governo estadual. Ambos participaram da abertura do evento, anteontem, onde foi anunciada a segunda edição do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (FEM).
O FEM tem a simpatia da maioria dos prefeitos pernambucanos porque a liberação dos recursos é feita de maneira desburocratizada para as prefeituras. Durante o anúncio, Eduardo fez várias críticas ao Pacto Federativo e delegou a Paulo Câmara a função de municiar à imprensa os detalhes do repasse do fundo municipal. Patriota é do mesmo partido de Eduardo e Câmara e contou com o apoio do governador, nos bastidores, para assumir a presidência da Amupe, em 2013.
“Não podemos esperar um ano de eleições para poder discutir os problemas dos municípios. Ao levantar os problemas do povo, os prefeitos têm que discutir com as autoridades que estão de plantão. O governador tem o direito de ser pré-candidato, o senador Armando Monteiro (PTB) tem o direito de ser pré-candidato”, disse, em entrevista à rádio JC News. Patriota ainda destacou que representantes do governo federal e do PT também foram convidados para participar do congresso. “Quem quiser falar, pode falar”, completou.
Como consequência da relação com os governos estaduais, a Amupe tem um histórico de questionamentos por favorecimento político-eleitoral. Em 2004, por exemplo, a então presidente da associação, a ex-prefeita de Arcoverde, Rosa Barros, foi responsável por propagandas do governo de Jarbas Vasconcelos (PMDB). Na ocasião, a duplicação da BR-232 foi atribuída à gestão do peemedebista em outdoors e propagandas de televisão encomendadas pela ex-presidente da Amupe.


0 Comentários:
Postar um comentário
Todos Os comentários postados aqui, são de inteira responsabilidade de seus autores, e o Blog do Fábio Virgulino não se responsabiliza pelos comentários aqui postados.