Arquivo do blog

sexta-feira, 22 de junho de 2012

MPPE e Polícia Civil anunciam nova medida contra insegurança nos bancos


Do NE10
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a Polícia Civil anunciam na manhã desta sexta-feira (22) a responsabilidade criminal dos gerentes de banco que não instalarem os equipamentos de segurança nas agências. O anúncio será feito após uma reunião entre as entidades, que acontece na sede do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), bairro de Afogados, no Recife.

De acordo com a decisão dos órgãos, a partir de agora, o gerente será responsabilizado criminalmente caso o banco não esteja cumprindo a legislação de segurança.

No Recife, por exemplo, a Lei de Segurança Bancária existe desde outubro de 2010 e exige, entre outros itens, que as agência e postos bancários devem ter vidros blindados, câmeras de segurança internas e externas, portas giratórias com detectores de metais e dois vigilantes por andar, armados e com coletes à prova de balas em cabines de proteção blindadas e biombos entre os caixas.

Segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS) do Estado, entre janeiro e maio deste ano foram registrados 12 assaltos a banco em Pernambuco. Esse número significa um aumento de 200% na ocorrência desse tipo de crime em relação ao mesmo período do ano passado. Esses dados são contabilizados independentemente dos sete casos de arrombamento de caixas eletrônicos registrados até o mês de abril deste ano.

Por causa desses casos de assaltos a banco, o MPPE tem pressinado os donos dos bancos a assinarem um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). No texto, as unidades financeiras devem se comprometer com a instalação de equipamentos que garantam a  segurança dos funcionários, assim como visam as legislações municipais. O TAC é apoiado pelos sindicatos dos Bancários e dos Vigilantes de Pernambuco.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 Comentários:

Postar um comentário

Todos Os comentários postados aqui, são de inteira responsabilidade de seus autores, e o Blog do Fábio Virgulino não se responsabiliza pelos comentários aqui postados.