Nill Junior
Dirigente do PT de Serra Talhada, já tendo presidido a legenda e sendo voz ativa nas últimas decisões e articulações, o sindicalista Sinézio Rodrigues comentou hoje em entrevista a Anchieta Santos, na Rádio Pajeú, as mudanças no quadro eleitoral de Serra Talhada e o ingresso de Luciano Duque no PT. Para ele, o partido com isso vira a primeira força da oposição. Sinézio até arriscou, dizendo ser posição pessoal, a chapa que pode representar o sentimento da oposição : Luciano Duque Prefeito e Dr Fonseca vice, caso este segundo, que oficializou sair da legenda, vá para o PTB. Leia:
Anchieta Santos : Como você analisa esse rompimento e o que ele pode representar para a política de Serra Talhada ? Você dá como certa a ida de Luciano para o PT ?
Sinézio Rodrigues : Eu acredito que o rompimento de Duque com Inocêncio representa o início de uma nova política em Serra Talhada. Inocêncio é um Deputado no poder a muito tempo e costuma das as cartas no jogo eleitoral, em uma política que em nada beneficia a população. Esse rompimento significa que Serra pode a partir de agora ter um novo caminho com uma nova chapa. A gente vê como positiva a notícia, como algo que Serra pode ganhar. E vê que Inocêncio pode ser esquecido em breve. É assim que a gente traduz esse rompimento. O grupo dele ficou fragilizado com a saída de Luciano porque ele não está saindo sozinho. Com ele, está metade da Câmara que fazia parte do grupo de Inocêncio. Ele fica fragilizado na Câmara. A vinda de Luciano realmente está confirmada. Ele se reuniu com integrantes da executiva nacional e estadual do PT. Amanhã (domingo) teremos uma reunião com ele onde será abonada sua filiação. O PT fica muito mais forte. Isso nos credencia para uma boa disputa em 2012.
Anchieta Santos : Essa ida dele não atropela a candidatura de Dr Fonseca ?
Sinézio Rodrigues : Quando se articulou a entrada de Luciano ao PT porque se desenhou o racha, já que Inocêncio pouco cumpre os compromissos que assume, nós colocamos para o PT que só daríamos aval para o ingresso de Luciano se Fonseca fosse informado e desse aval a isso. Só decidimos quando Fonseca esteve presente e de primeira hora ele disse não ter problema nenhum, porque o partido ganharia mais força. Luciano viria como soldado no PT mas como um nome a mais. Na verdade, a posição de Fonseca foi muito mais por educação porque não ía se colocar contra. O PT passaria a ter dois nomes colocados. O fato é que Luciano está entrando no PT e Fonseca está saindo do PT . Ontem após a confirmação do rompimento de Luciano com o grupo de Inocêncio recebi ligação de Luciano confirmando que tinha entregue a desfiliação a Inocêncio e que automaticamente já foi pra reunião pro PT, para discutir sua filiação, fato que se concretizará neste domingo. Já Carlos Evandro, como não pode se afastar do PR, entregou uma carta de afastamento, pedindo licença do PR. Depois disso, tive informações da saída de Fonseca do PT. Liguei pra ele e ele confirmou, entendendo que a ida de Luciano Duque para o PT era uma vinda de quem sempre a gente fez oposição. Possivelmente vai para o PTB a convite de Augusto César. Fonseca é peça importante e podemos marchar juntos em 2012.
Anchieta Santos : Então Luciano chega com força com base nas últimas pesquisas para ser o nome do PT à sucessão de Carlos Evandro...
Sinézio Rodrigues : Na verdade ele estava chegando como mais um soldado, como um nome a ser colocado juntamente com Fonseca. Com a saída de Fonseca, é natural que ele seja o único nome para discussão das eleição de 2012. Na verdade, em vez de ter um debate para ver quem soma mais junto aos partidos que fazem o MCC vamos ter uma única opção. Iríamos trabalhar com as duas opções. Agora ele passa a ser o único nome que o PT terá para discussão. Claro que vamos ter um grande debate com Luciano, colocando como funciona o PT, lançar a plataforma da candidatura dele, em uma posição mais de esquerda, mais progressista. Na verdade, apesar de estar no grupo de Inocêncio, Luciano sempre teve uma visão mais progressista. Inclusive, tem um trabalho positivo a nível de Associação de moradores na zona rural, relação boa com movimentos sindicais. Tem uma prática que não temos como desabonar. Hoje o PT é a segunda maior força política de Serra Talhada. Da oposição, o PT se tornou a primeira força. É um partido que tem maior tempo no guia, a imagem da Dilma e do Lula para se trabalhar na eleição. Para romper com Inocêncio ele tinha que procurar um partido forte. Vamos criar as condições para de fato derrotar Inocêncio em Serra Talhada e começar uma nova era política.
Anchieta Santos : E o grupo de Augusto César ? Ele sempre polarizou com Inocêncio as eleições. Com essa partida ao meio do grupo de Inocêncio, Augusto vai se contentar em ser terceira força ?
Sinézio Rodrigues : A partir da entrada de Luciano nesse processo dentro do PT analisamos que o processo zerou novamente. Isso muda toda a conjuntura da esquerda. Augusto está nos acompanhando nas discussões. Acredito que Augusto não irá trilhar caminhos diferente do PT. Por dois motivos: porque se ele lançar candidatura própria, não teria condições de fazer uma disputa para ganhar e favoreceria o candidato de Inocêncio. Não apoia Sebastião porque a candidatura dele é a candidatura de Inocêncio, contra o qual ele sempre foi oposição. E tem a pessoa do Geni Pereira que apoia a candidatura de Sebastião. O rompimento dele com Augusto foi sério. A relação ficou intragável. Ele estaria reatando essa relação com Geni, que foi usado por Sebastião no sentido de fortalecê-lo filiando-se ao PSB. Na verdade não acredito por esses motivos que Augusto não esteja com a gente. O PTB é aliado de primeira hora do PT em nível estadual. Vamos buscar mais musculatura e entendemos que o apoio de Augusto ao candidato do PT é essencial. E não tenho dúvida que o PTB tenha condições de participar da chapa majoritária. A ida de Fonseca ao PTB já o coloca como um potencial nome a prefeito. Ele é sensato e deve servir para ser um bom vice para Duque. Essa é uma visão pessoal, não partidária.


0 Comentários:
Postar um comentário
Todos Os comentários postados aqui, são de inteira responsabilidade de seus autores, e o Blog do Fábio Virgulino não se responsabiliza pelos comentários aqui postados.