RECIFE - O rigoroso inverno registrado este ano em Pernambuco, com enchentes em 67 municípios, criou um problema: 552 pessoas com suspeita de leptospirose, doença que já provocou cinco óbitos em 2010. Os números foram divulgados pela Secretaria de Saúde do estado. Dos 552 casos notificados, 92 já foram confirmados por exames laboratoriais. Cinco pessoas morerram.
A leptospirose é uma doença transmitida pela urina de rato e que penetra na pele das pessoas através da água da chuva contaminada, quando misturada com esgoto. A secretaria informou que, das cinco mortes provocadas pela doença, três ocorreram em municípios atingidos pelas enchentes: Primavera, Barreiros e Gravatá.
Em Recife, o serviço de saneamento só beneficia 34% dos domicílios, o que torna as populações de favelas e alagados mais vulneráveis à doença, já que a água das chuvas se mistura aos dejetos, invadindo casas como as localizadas nos bairros do Coque, no Centro, ou na comunidade Caranguejo Tabaiares.
As chuvas podem ter contribuído, também, para a explosão da dengue. O Aedes aegypti prolifera em águas paradas. O número de notificações da doença cresceu 511,47% em relação ao mesmo período do ano passado, até 19 de agosto. Até o momento foram notificados 38 mil casos, sendo 9 mil confirmados. Em 2009, no mesmo período, eles somavam 6 mil, sendo 1,3 mil confirmados em laboratório. O mapa da secretaria mostra que a dengue espalhou-se por todo o estado.
Fonte: O Globo


0 Comentários:
Postar um comentário
Todos Os comentários postados aqui, são de inteira responsabilidade de seus autores, e o Blog do Fábio Virgulino não se responsabiliza pelos comentários aqui postados.