Arquivo do blog

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Pernambuco registra 5ª morte causada por leptospirose este ano

RECIFE - Pernambuco registrou a quinta morte provocada pela leptospirose. O dado foi divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado na manhã desta quinta-feira, através de boletim atualizado com o número de casos notificados de leptospirose e dengue. De janeiro até agora, foram notificados 552 casos de leptospirose, sem 92 confirmados. No mesmo período de 2009 foram notificadas 526 ocorrências, com confirmação de 175, sendo 12 fatais.

Em 2010, os municípios que apresentaram casos fatais foram Paulista, Gravatá, Primavera e Timbaúba e Barreiros, onde ocorreu a quinta morte. Barreiros foi uma das cidades devastadas por enchente.

Causada por bactéria presente na urina do rato, a leptospirose se espalha pela água suja das enchentes e esgotos. A contaminação ocorre através da pele, portanto, evitar o contato com água ou lama é a melhor prevenção. Se for inevitável, deve-se usar botas e luvas de borracha (ou sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e pés).

Os principais sintomas são febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas (batata-da-perna), podendo também ocorrer icterícia (coloração amarelada da pele e das mucosas). Quem apresentar as características, deve se dirigir à unidade de saúde mais próxima.

O boletim também registrou aumento no número de casos de dengue. Até o momento, 38.191 casos de dengue clássica foram notificados e 9.210 foram confirmados. O número de notificações representa um aumento de 511,45% em relação ao mesmo período de 2009, quando foram registrados 6.246 casos suspeitos com 1.355 confirmações.

A dengue hemorragia já foi notificada 277 vezes e confirmada em 53 dos casos.Três pessoas morreram da doença, todas moradoras do Recife. Outras 45 mortes estão sendo investigadas.

A dengue é uma doença infecciosa transmitida principalmente pelo mosquito Aedes aegypti, presente em mais de cem países do mundo. O inseto se reproduz com facilidade na água limpa e parada. Por isso, a recomendação é evitar o acúmulo de materiais descartáveis desnecessários, lavar depósitos de água pelo menos uma vez por semana, guardar objetos que possam acumular água das chuvas, como pneus velhos e garrafas, em locais cobertos.

Os principais sintomas da dengue são dor de cabeça, dor nos olhos e nas juntas, fraqueza, náusea, vômitos e manchas vermelhas na pele. Sangramento de gengivas e narinas, dor abdominal contínua e dificuldade para respirar podem indicar um quadro de dengue hemorrágica. Pacientes com os sintomas devem procurar o posto de saúde mais próximo.

Matéria: Jornal O Globo
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 Comentários:

Postar um comentário

Todos Os comentários postados aqui, são de inteira responsabilidade de seus autores, e o Blog do Fábio Virgulino não se responsabiliza pelos comentários aqui postados.