Arquivo do blog

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Conta de luz de dezembro assusta consumidores

Clientes da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) estão recebendo um verdadeiro presente de grego neste Natal. A fatura de algumas pessoas está vindo com valores até 148% superiores ao normal.A Celpe descarta falha geral. Afirma que o problema é pontual.Segundo a companhia, dezembro historicamente é um mês de grande consumo de energia. Diversos fatores contribuem para esse fenômeno, como o aquecimento do clima, o que obriga as pessoas a usar mais ar-condicionado e abrir a geladeira. Isso exige mais dos equipamentos e, consequentemente, há aumento no consumo. E neste ano há o fato de mais pessoas terem adquirido equipamentos eletrônicos por causa da isenção de Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI). Outra possibilidade é o fato de a leitura da conta incluir o maior número de dias. Por lei, a aferição pode ter de 27 a 33 dias. Se feita num intervalo maior, a conta tende a ser mais elevada.

Uma dica do técnico para evitar dúvidas é verificar a data da leitura indicada na seção “demonstrativo de consumo”. Comparar a conta com meses anteriores e conferir o número atual da leitura da fatura com o do contador. Se os dados forem menores ou muito diferente, pode haver erro de digitação. São quase 3 milhões de leituras por mês.

O diretor-jurídico do Procon Pernambuco, Roberto Campos, lembra que a leitura da fatura pela média é possível, mas apenas de forma esporádica. “Se a companhia não faz a leitura e depois manda a cobrança de uma vez isso pode ser prejudicial para o consumidor porque ele vai ser pego de surpresa”, justificou. A recomendação dele é fazer sempre a leitura da conta. Ele alertou ainda que uma queixa comum contra a companhia tem sido a cobrança de um seguro de vida na conta de luz é ilegal se não for autorizado ou solicitado pelo cliente.

Contato do Blog: contato@fabiovirgulino.com
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 Comentários:

Postar um comentário

Todos Os comentários postados aqui, são de inteira responsabilidade de seus autores, e o Blog do Fábio Virgulino não se responsabiliza pelos comentários aqui postados.